Dicas de Saúde

Veja 5 maneiras de eliminar agrotóxicos das frutas e verduras

Você se preocupa com sua saúde ao comprar frutas e verduras, mas não encontra orgânicos facilmente ou acha eles um pouco mais caro?

Sabe-se que lavar bem as frutas e verduras não é o suficiente para eliminar os resíduos de agrotóxicos. A ação de lavar é sim essencial para remover parte dos resíduos das substâncias prejudiciais, mas não temos como saber a eficácia dessa lavagem, então separamos algumas dicas para fazer a diferença no seu dia a dia.

1. Água

Este é o método tradicional, e indispensável. A simples lavagem com água fria remove aproximadamente 75-80% dos resíduos de agrotóxicos presentes nas cascas e peles. Em uma bacia, você pode deixar a água ligeiramente salgada para finalizar a limpeza, isso irá contribuir para remover a maior parte dos resíduos presentes na superfície dos alimentos. A Cseindia.org sugere lavar duas ou três vezes principalmente as uvas, maçãs, ameixas, pêssegos, peras e tomates. As saladas devem ser bem lavadas: folha por folha.

 

2. Remover a casca

Sabemos que as cascas contém muitas propriedades nutricionais, mas se você preferir mesmo após a lavagem, poderá eliminar a casca de frutas ou verduras de origem desconhecida que ajudará eliminar ainda mais os agrotóxicos. Mas também é importante alertar que essa prática não faz do alimento 100% livre de pesticidas, pois os agentes químicos penetram nos alimentos.

 

3. Bicarbonato

Um grande aliado na cozinha para diversos fins, o bicarbonato de sódio pode ser em um muito útil para eliminar eventuais resíduos de sujeiras das frutas e verduras. Para as de dimensões maiores, como maçãs, berinjelas, pimentões e peras, pode-se utilizar um creme de limpeza a base de bicarbonato, feito com 1 colher de café de bicarbonato e a mesma medida de água, para ser passado nos alimentos. Para as frutas e verduras menores, como os morangos e amoras, basta mergulhá-las em uma tigela com água e bicarbonato de sódio, 1 colher de sopa por litro d’água. Deixe de molho por 15 minutos. Enxágue-as bem e se necessário, enxugue-as.

 

4. Vinagre

O vinagre é um item chave e muito importante na cozinha, o site Everyday Roots sugere lavar frutas e verduras com água e vinagre. Em uma tigela, despeje vinagre, 1 parte por 2 de água (por exemplo, 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água). Mergulhe as frutas e verduras nessa solução por 15-30 minutos. Faça isso sempre com todas as frutas e e verduras após a feira para não desperdiçar seu vinagre, e lembre-se de enxaguá-los com água fria.

 

5. Spray de bicarbonato e limão

Este método é uma das melhores alternativas para remover pesticidas. O Blog Daily Mom sugere a receita de uma solução desinfetante “faça você mesmo” para lavar frutas e legumes no lugar de soluções “lava-frutas” e “lava-verduras” que encontramos nos supermercados. Para prepará-lo em casa você vai precisar de:

1 colher de sopa de suco de limão

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 xícara de água (cerca de 250 ml)

Junte todos os ingredientes em uma tigela e mexa até que o bicarbonato se dissolva totalmente. Despeje a solução em um borrifador e pulverize-o sobre os alimentos. Deixe agir por 5-10 minutos e se necessário escove-os para retirar os resíduos mais difíceis. Depois enxague normalmente.

Gostou das dicas? Comente 😉

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *