Notícias

Segundo dados atuais do IBGE, Brasil tem mais de 218 milhões de bovinos e 208 milhões de pessoas

Você certamente já ouviu mais de uma vez que o Brasil tem mais boi do que gente. Essa afirmação é usada para evidenciar a quantidade absurda de recursos naturais como comida e água que o país utiliza para manter esse ciclo de criação e morte de animais.

Segundo os mais atualizados dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 208,2 milhões de pessoas espalhadas em todos os estados, em áreas rurais e urbanas. É muita gente.

Mas o número de bovinos é ainda mais impressionante, chegando a 218,2 milhões de indivíduos. Desde 1974, quando começaram as contagens, o Brasil nunca tinha chegado nem perto de ter um rebanho tão grande.

Portanto, sim, há 1 boi para cada brasileiro e sobram 10 milhões ainda, número equivalente a toda a população de Portugal, por exemplo. O dano ambiental causado pela pecuária é gigantesco e esse preço não entra na conta dos animais que o Brasil consome e exporta.

Além dos 218,2 milhões de bois e vacas, há ainda dentro do Brasil 37,9 milhões de porcos (mais do que toda a população do Canadá) e 1,3 bilhão de frangos e galinhas explorados por sua carne e para ovos (o equivalente a toda a população da China).

Todos esses animais comem rações feitas com grãos como milho, soja, sorgo e outros. E todos eles demandam muita água também, tanto para beber, quanto no manejo enquanto eles estão vivos e também nos matadouros para limpeza dos locais de abate, entre outros usos.

Por segundo, o Brasil mata 1 boi, 1 porco e 189 frangos – você não leu errado. Enquanto mata, nosso país faz nascer outros tantos animais por inseminações artificiais para o que o ciclo continue gerando lucro.

Serviço

População brasileira, estimativa em tempo real do IBGE (acesse aqui).
População de bois e vacas, números mais recentes pelo IBGE (acesse aqui).

Fonte: Portal Vista-se

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *