Dicas de Saúde

Conheça 5 razões pelas quais você deve comer mais feijões

No dia a dia do brasileiro, o feijão propriamente dito, é um alimento indispensável. Há quem varie a combinação dele de diversas formas, bem como a maneira de temperá-lo.

A maior parte dos brasileiros amam feijão? Essa resposta é certeira: sim! No entanto, o grupo dos feijões não se restringe em apenas feijão carioca, feijão branco, feijão preto etc… O grupo dos feijões são as leguminosas, como por exemplo os grãos que mais conhecemos: feijão, grão de bico, ervilha, lentilha.

Esse grupo é fornecedor de muitos nutrientes essenciais ao nosso corpo, seja qual for a dieta, mas principalmente os vegetarianos devem se apropriar do uso desses grãos porque é fonte importantíssima de proteínas.

Sendo assim, listamos alguns benefícios que estão ligados a saúde e que merecem atenção além do trivial, confira:

 

1. Longevidade

Feijões e outras leguminosas (lentilhas, ervilhas, grão de bico, etc.) fazem parte dos alimentos mais importantes para a longevidade em pessoas de diferentes etnias espalhadas pelo planeta.

Entre 785 adultos mais velhos em vários países, o aumento de 20 gramas na ingestão diária de leguminosas resultou em um risco menor de 7% a 8% de morrer durante o período de estudos.

Nenhum outro grupo de alimentos havia previsto antes o prolongamento da sobrevivência. Da mesma forma, sabe-se que as leguminosas estão sempre presentes nos pratos de pessoas viventes nas “Zonas Azuis”, que são as áreas do mundo conhecidas pela longevidade.

 

2. Redução nos riscos de doenças cardíacas

Comer leguminosas quatro vezes por semana ou mais, em comparação com menos de uma vez por semana, confere um risco 22% menor de doenças cardíacas.

A pesquisa também mostra que as leguminosas reduzem a pressão arterial e que uma única porção de feijão por dia pode reduzir o colesterol LDL (ruim) em 5%.

 

3. Proteção da diabetes

Comer legumes ajuda a prevenir a diabetes tipo 2 e melhora o controle do açúcar no sangue em pessoas que já têm diabetes.

 

4. Controle de peso


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efeições baseadas em leguminosas mostraram-se mais saciantes do que as refeições com base em animais, provavelmente devido à combinação de fibras, proteínas e carboidratos lentamente digeridos.

Comedores regulares de leguminosas têm pesos corporais mais saudáveis ​​do que aqueles que não comem esses alimentos regularmente, e as leguminosas podem ajudar as pessoas a perder o excesso de peso.

 

5. Nutrientes

As leguminosas são ricas em proteínas, fibras, ferro, antioxidantes e outros nutrientes essenciais. Também possuem Lectina, a maior parte se perde durante o preparo, mas o que permanece pode ter benefícios anticancerígenos importantes.

Além disso, os feijões são deliciosos, versáteis e baratos!

E quanto aos gases e inchaço? Se você não estiver acostumado a comer leguminosas, comece devagar e tente lentilhas ou ervilhas divididas primeiro.

Seu corpo se ajustará gradualmente. Mas para evitar de forma mais eficaz, lembre-se que é importante deixar os grãos de molho na água por no mínimo 8 horas.

Fonte: forksoverknives.com

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