Dezembro Verde. A Luta Contra o Abandono.

Férias chegando, abandono aumentando. Dezembro é o mês com maior índice de casos de abandono!

A Campanha “Dezembro Verde” luta contra o abandono de animais, que é sempre maior em dezembro, por causa das férias, viagens,  festas e gastos de final de ano  que vão até fevereiro do ano seguinte.

É a partir de dezembro, que os  protetores de animais  enfrentam dois problemas e graves: o aumento do abandono e a queda nas doações, por causa das férias, presentes e contas extras dessa época do ano.

Segundo uma pesquisa feita pela World Veterinary Association (Associação Veterinária Mundial) há cerca de 200 milhões de cães abandonados no mundo.

A OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2014, estimou que havia 30 milhões de animais abandonados no Brasil, sendo 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos.

Porém,  indícios revelam que, hoje,  a situação é ainda mais grave. No Brasil,  esse número pode chegar a 100 milhões de animais abandonados: 50 milhões de animais sem lar e mais 50 milhões em abrigos e ONGs e OSCIPs.

Imagem Igor Ovsyannykov from Pixabay

Embora o abandono de animais seja crime previsto pela Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605, as causas  cruéis do abandono acontecem quando cães e gatos adoecem, envelhecem, crescem demais, a familia se muda ou sai de férias. As  fêmeas exploradas por canis de reprodução também são abandonadas quando não dão mais lucro, ou seja, filhotes.

Por isso planejar, não comprar e saber que animais não são brinquedos faz toda a diferença.

Alguns animais abandonados morrem de tristeza ou são atropelados. Muitos são alvo da maldade humana, mas todos passam fome, frio, sentem medo e desespero.

É preciso  conscientizar a sociedade a não comprar, mas sim adotar. Famílias e  pessoas que adotam precisam se planejar e verificar  se têm , de fato , condições financeiras e amor para cuidar de um animal pelo resto da sua vida.

Imagem rotkevichkonstantin from Pixabay

Crianças devem saber que animais não são brinquedos e que adotá-los significa assumir uma responsabilidade por toda a vida deles.

Não Compre, Adote!

vegetarianos.com.br – veganos pelos animais

Dezembro Verde, na luta contra o abandono.

Quer saber como adotar um animal, clique aqu

Facebook Comentários

Vegetarianos
Criar nova conta
Reconfigurar senha
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Open chat
1
Gostaria de mais informações sobre: Dezembro Verde. A Luta Contra o Abandono. (https://vegetarianos.com.br/vegnews/dezembro-verde)
Powered by