Dicas de Saúde

Sintomas da falta de vitamina B12

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, causa sintomas como anemia, fraqueza, constipação e falta de apetite quando está em níveis deficientes no organismo.

Essa vitamina é importante para estimular a produção de células do sangue, do DNA e para manter a saúde do sistema nervoso.

Assim, quando ela está deficiente no corpo, podem surgir alguns sintomas como:

– Fadiga e fraqueza frequentes;

– Prisão de ventre;

– Perda de apetite;

– Perda de peso sem causa aparente;

– Formigamento nas mãos e nos pés;

– Falta de equilíbrio;

– Confusão mental e perda de memória;

– Feridas na boca e na língua frequentes;

– Sentimentos de tristeza recorrentes.

Nas crianças, a deficiência dessa vitamina também pode causar dificuldade de crescimento, atraso no desenvolvimento geral e anemia megaloblástica, por exemplo.

Sintomas da falta de vitamina B12

Quem tem maior risco de falta de vitamina B12

A deficiência em vitamina B12 ocorre principalmente em pessoas que fazem uma dieta vegetariana sem consumo de leite de vaca e derivados, idosos e em casos de cirurgias gastrointestinais, doença de Crohn, doença celíaca, anemia perniciosa.

Além disso, o uso de medicamentos como antibióticos, Metformina e remédios para gastrite e úlceras gástricas, como Omeprazol, podem diminuir a absorção de B12 no intestino, sendo recomendado conversar com o médico para avaliar a necessidade de usar suplementos vitamínicos.

Quando pode acontecer o excesso da vitamina

O excesso dessa vitamina é raro, pois ela é facilmente eliminada do corpo através da urina. No entanto, deve-se evitar o uso de suplementos de B12 nos casos de policitemia, Amaurose Congênita de Leber, alergia a cobalto ou a cobalamina ou após cirurgia de colocação de stent em algum vaso sanguíneo do corpo.

Onde obter fontes de vitamina B12?

As fontes são comumente de origem animal, mas todos seres humanos podem precisar de suplementação de B12, sejam onívoros ou vegetarianos. Comer carne não quer dizer estar suprido desta vitamina. É interessante informar que a B12 não é proveniente da carne, e sim de bactérias que já estão sintetizadas nela.

O mais indicado para vegetarianos e veganos é a suplementação.

Fonte: tua saúde

Sempre que achar necessário consulte um médico.

Você acha importante ter essas informações? Comente 😉

Compartilhe com seus amigos

2 Replies to “Sintomas da falta de vitamina B12

  1. Que artigo equivocado. Fala de problemas e nao propoe uma analise que a B12 pode ser suplementada, que mesmo quem consome produtos de origem animal pode ter problemas de absorçao de B12, nao é algo exclusivo dos veganos/vegetarianos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *