Notícias

Deputados aprovam projeto que proíbe carne às segundas-feiras em SP

Deputados estaduais de São Paulo aprovaram na quarta-feira (27) o projeto de lei (PL) que estabelece a “segunda sem carne” no estado. O PL número 87/2016 agora vai para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que decidirá se o sanciona ou não.

De autoria do deputado Feliciano Filho (PSC), que é ligado à causa animal, o texto proíbe “o fornecimento de carnes e seus derivados às segundas-feiras, ainda que gratuitamente, nas escolas da rede pública de ensino e nos estabelecimentos que ofereçam refeição no âmbito dos órgãos públicos”.

Não está claro se a medida vale apenas para carne bovina ou se abrange também aves e peixes. Hospitais e unidades de saúde pública ficam isentas desta proibição.

O projeto também obriga restaurantes, lanchonetes e bares a fixar em local visível ao consumidor um “cardápio alternativo sem carne e seus derivados”. Há a previsão de multa de 300 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) em caso de descumprimento (o que equivale, atualmente, a R$ 7.521).

O deputado afirmou através do Facebook que a lei “dará à população de SP um dia por semana para pensar sobre a aflição dos animais nos abatedouros e lembrar que, como nós, eles também têm direito a uma vida livre de sofrimento”.

E vale ressaltar que, ainda que haja controvérsias entre alguns veganos e vegetarianos estritos, pois nesse âmbito de leis com dias para tais ações, abriria um leque de outras necessidades que temos enquanto sociedade, somos a favor da sanção da lei pelo Governador.

Neste caso, tratas-se de seres senciente que não respondem por si e não podem se defender. Aumenta o alcance de uma alimentação considerada mais saudável a grupos de pessoas que ainda têm o vegetarianismo como algo distante de sua realidade.

E também é uma mudança paradigmática no contexto social do maior país exportador de carnes do mundo. Acreditamos também que é possível aquecer ainda mais o mercado Vegetariano Brasileiro que está em franco crescimento.

O que achou? Comente 😉

Compartilhe com seus amigos

One Reply to “Deputados aprovam projeto que proíbe carne às segundas-feiras em SP

  1. Mesmo sendo vegetariana, não concordo com a medida, acho que todos têm direito de escolher o que comer, onde e quando. No entanto, vale a reflexão sobre a vida dos animais, que devem ser livres de qualquer tipo de sofrimento e que não existem para servir ao homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *