Dicas de Saúde

6 malefícios do consumo do queijo

O queijo é um alimento super consumido e adorado por muitas pessoas, inclusive ovo-lacto-vegetarianos, mas fora o sofrimento das vacas leiteiras que não citaremos aqui, será que o queijo é saudável?

A nutricionista Isabella Moral  da Clínica Camila Laranja tirou essa dúvida.

Com a produção em larga escala, as vacas não consomem pasto, e sim rações feitas de milho e soja, por exemplo. E esses grãos são transgênicos e cheios de agrotóxicos, que são passados para o leite desses animais, disse Isabella ao Vegetarianos.




E complementa dizendo:

O leite é um produto de excreção do animal, portanto tudo o que ele receber de toxinas e medicamentos vai para o leite e conseqüentemente para quem o consome.  Assim, os produtos feitos desse leite, como o queijo, passam a não ser um alimento saudável como pensamos.

A seguir uma lista com 6 motivos para não consumir queijos:

1- Cálcio menos biodisponível

O queijo contém uma grande quantidade de cálcio, porém não é um cálcio bem absorvido, pois necessitamos da sinergia desse nutriente com minerais como magnésio, vitamina D, boro, silício e outros para sua absorção efetiva e para que ele seja eficiente na saúde óssea. Alguns alimentos de origem vegetal possuem maior quantidade de cálcio e magnésio em sinergia como os vegetais verdes escuros, castanhas, sementes e etc.

2 – Impacto na insulina/glicemia

Queijos menos curados e maturados geralmente tem alta carga glicêmica e assim aumentam muito sua insulina e pré disposição a diabetes, principalmente para quem já tem histórico familiar ou já tem em sua alimentação muitos carboidratos refinados.

3 – Proteínas inflamatórias

Uma das proteínas do queijo que é a caseína é altamente alergênica e de difícil  digestão. Sua ingestão frequente faz com que o organismo fique constantemente inflamado, aumentando inchaço, distensão abdominal, gases, entre outros sintomas.


4 – Aumento de alergias/dermatites

Por ser extremamente alergênico e inflamatório o queijo pode aumentar a produção de muco no organismo, prejudicar sua microbiota intestinal, piorar quadros de sinusite, rinite e alergias respiratórias, dermatites, gastrite, refluxo e outros problemas intestinais.

5 – Gorduras saturadas

Por conter muita gordura saturada, o excesso de queijos pode ser prejudicial na saúde cardiovascular.

6 – Impacto na saúde intestinal

O queijo pode impactar negativamente no nosso trato gastrointestinal. Quando pensamos em saúde intestinal, sabemos que uma microbiota equilibrada pode manter nossa imunidade, melhorar a absorção de vitaminas e minerais, melhorar a saúde da pele, melhorar o humor e etc. Para manter essas funções dentro da normalidade, é importante evitar alimentos inflamatórios e alergênicos.

 

Nutricionista Isabella Moral – Clínica Camila Laranja
Contato: camila@camilalaranja.com – Blog: camilalaranja.com

 

O que você achou? Comente 😉



Compartilhe com seus amigos

2 Replies to “6 malefícios do consumo do queijo

  1. Vegetariana há décadas,custei a deixar os laticínios de vez até porque comida de vegetariano na rua é abundante em laticínios.Ha três anos deixei totalmente ovos e queijos e leite e vejo que minha saúde só agradece.

  2. Muito importante é interessante demore pensei que o queijo sendo branco e fresco seria um garantia para ajudar numa boa saúde.É vivendo e aprendendo.Hoje temos uma grande maioria de produtos alimentícios que não podem fazerem parte da nossa vida cotidiana em alimentação. Obrigada pela advertência é muito bom quando encontramos profissionais assim como você para nós instruir melhor no consumo de nossa alimentação no nosso dia a dia👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *